FEMININO - WOMENS PHYSIQUE

A  Womans physique tornou-se a categoria para aquelas atletas que querem, assim como os homens da categoria fisiculturismo sênior, levar o seu desenvolvimento muscular e definição ao máximo, e também desejam posar e serem julgadas conforme os 4 critérios utilizados no fisiculturismo sênior (simetria, proporção, volume e definição).

 

A IFBB não considera ter extinto o bodybuilding feminino, pois para a IFBB a musculatura feminina tem sua própria forma de se expressar e possui uma anatomia própria, que é destruída quando começa a ganhar caracteres, forma, volume e definição masculinos, e isso estava acontecendo de forma descontrolada. Para a IFBB as fisiculturistas femininas são representadas por nomes como mônica brant, cory everson, ou seja, o ápice do treinamento e do desenvolvimento, mas mantendo a feminilidade, e é essa a atual proposta da categoria womens physique.

 

Critérios físicos:

 

  • Tronco e ombros semelhantes às bodyfitness, porém mais volumosos e definidos.

  • Braços e costas mais desenvolvidos e definidos que as bodyfitness, porém sem tanto volume arredondado nos ventres musculares, como eram as atletas da categoria fisiculturismo feminino.

  • A atleta deve ter boa proporção entre membros inferiores e superiores, e os quadriceps podem ser consideravelmente mais marcados e com cortes mais profundos que as bodyfitness, porém o quadriceps e os vastos podem ter um desenvolvimento um pouco maior,  mas que o quadriceps e principalmente o vasto  não se pronunciem muito para fora num ângulo que arredondem a silhueta da mesma forma também que as antigas fisiculturistas

     

Gestual e desenvoltura

A atleta é avaliada como se porta e caminha, e se consegue “encaixar” as poses de forma a manifestar a imagem ideal de proporção de físico que os árbitros estão procurando. Algumas atletas não conseguem expandir as costas ou expandir tórax de frente, também não criando a forma característica esperada da categoria.

graça, simpatia e beleza facial.

 

Evidentemente na womens physique a beleza e harmonia facial, cabelos, etc também são avaliados, principalmente como critério de desempate quando os rounds físicos se encontram empatados. Sorrir e parecer alegre e natural também é fundamental.

 

 

DIVISÃO DA CATEGORIA:

 

Categoria Feminina Physique, que é destinada a mulheres que preferem desenvolver um corpo menos musculoso, ainda atlético e esteticamente agradável, ao contrário de hoje das culturistas atuais.

 

Em Women’s Physique, existem duas categorias, como segue:

1- Até e incluindo 163 cm

2- Mais de 163 centímetros

 

Sede IFBB ES: Rua Rio Ipiranga, 30 - Hélio Ferraz - Serra /ES 29160-588

CNPJ: 06.813.451/0001-24

Siga nas redes sociais:

  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon